top of page

Ciclo: Olhares da América Latina

Diários de motocicleta.
25/04/2014

 

Em 1952 os amigos argentinos Ernesto Guevara, de 23 anos e estudante do ultimo ano de medicina, e Alberto Granado, de 29 anos e bioquímico, decidem fazer uma viagem para descobrir a verdadeira América Latina. Os dois jovens saem da sua confortável vida em Buenos Aires numa velha motocicleta apelidada “La Poderosa”. Aos poucos vão entrando em contato uma realidade diferente a través das pessoas que conhecem enquanto passam por variadas geografias da Argentina, Chile e Peru.

O filme é baseado nos diários dos protagonistas e outros relatos da viagem, e acompanha os jovens na sua descoberta do subcontinente e na transformação interior que marcará seus futuros, como o do jovem Ernesto que anos depois seria o líder revolucionário Che Guevara.

 

Diretor: Walter Salles

Ano: 2004

 

As viagens do vento.
09/05/2014 

 

Ignácio Carrillo, um trovador que por muito tempo andou pelos povoados levando a musica do seu acordeão, decide após a morte da sua mulher fazer uma ultima viagem através da região norte da Colômbia para devolver esse acordeão ao seu antigo mestre e nunca mais tocá-lo.

No caminho encontra o Fermin, um moço que sonha com seguir os passos de Ignácio e rodar o país tocando o acordeão. O velho aceita a companhia e juntos começam uma viagem encontrando a grande diversidade da cultura do caribe colombiano e tendo múltiplas aventuras. 

Ignácio tenta convencer ao Fermim de buscar um caminho diferente ao seu, que como músico e trovador teve muita solidão e tristeza, mas para isso precisa enfrentar o seu próprio destino e as viravoltas que traz.

 

Diretor: ciro Guerra

Ano: 2009

Como água para chocolate.
16/05/2014

 

Parte de uma família tradicional do início do século XX, numa fazenda no norte do México, mais exatamente na cozinha e enquanto sua mãe cortava cebolas, nasceu Tita. Ela levou uma vida simples, muito ligada à Nacha, a cozinheira, até se apaixonar pelo Pedro. Mas a tradição da família ordenava que Tita, por ser a filha mais nova, devia ficar solteira para cuidar da mãe na sua velhice, de forma que seu amor por Pedro foi proibido. Porém, isso não impede que sua paixão proibida continue por muitos anos. A história de amor mágico-realista é contada ao redor das receitas da Tita, e enquanto mostra o romance e as histórias da família, fazendo uso de metáforas gastronômicas e alguns elementos sobrenaturais, apresenta parte das costumes, historia e cultura do tempo da revolução Mexicana.

 

Diretor: Alfonso Arau

Ano: 1992

Violeta foi para o céu.
23/05/2014 

 

Violeta Parra (1917-1967) foi uma guitarrista, compositora, cantora, pintora, escultora e tecedora, e seu amplo trabalho musical e artístico é de grande importância e transcendência no panorama cultural chileno. Sua musica, particularmente, foi influente em muitos países da América Latina.

Protagonizado por Francisca Gavilán e baseado no livro escrito por Angel Parra (filho de Violeta), o filme não segue uma linha cronológica direta, mas apresenta diferentes cenários do tempo de Violeta. Suas memórias, seus amores e esperanças são mostrados com a intensidade de suas contradições internas, falhas e paixões. 

 

Diretor: Andrés Wood

Ano: 2011

bottom of page